quarta-feira, 10 de março de 2010

Vida Maria

Este filme nos mostra que a primeira instituição responsável pela transmissão da cultura é a família; a aquisição e a perpetuação da cultura, portanto, é um processo social, resultante da aprendizagem. Cada sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso, a cultura é também chamada de herança social.

Para a antropóloga norte-americana Ruth Benedict (1887-1948), "a história da evolução de um indivíduo é, antes de mais nada, o relato de sua acomodação aos padrões e tradições vigentes em sua comunidade. Desde o momento em que ele nasce, os costumes do grupo a que pertence moldam suas experiências e seu comportamento. As primeiras palavras de uma criança são necessariamente pronunciadas em uma língua determinada. Por isso mesmo, essa criança já é um produto da cultura em que vive. Ao tornar-se adulta, já está suficientemente treinada para tomar parte nas atividades da comunidade, com seus hábitos e suas crenças."



Acompanhamos Maria durante o seu trabalho no sítio onde vive. Vai dos 5 aos 45 anos e passa todo seu estilo de viver para sua filha Lurdes. O filme mostra ciclos de vida que muitas vezes ficamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui tudo o que você quiser, com toda a liberdade que algum dia talvez não lhe tenham deixado ter. Escreva sobre o Brasil, o mundo, as pessoas, as coisas, não esquecendo deste blog, é claro! Não importa se os outros amarão ou odiarão suas palavras, desde que respeitem o seu direito de escrevê-las."

Vamos, enforque-se na corda da liberdade.*

*parafraseando Antônio Abujamra