segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Clicar, usar e criar . . .

Este mês foi complicado, fiquei sem tempo, muitas atividades pedagógicas (provas do final de bimestre, conselho de classe, feira multidisciplinar e curso do ProInfo - TIC) e também outras atividades . . . e por falar no curso do ProInfo -TIC estou postando esta atividade para acabar com este jejum.

Uma seleção de sites que podem apoiar atividades educacionais, são livres e o melhor, são gratuitas !

  • Para criar histórias em quadrinhos
Com o Pixton, o aluno cria histórias em quadrinhos (HQ) usando modelos prontos ou customizando personagens, expressões e números de quadros. está em português mas não aceita acentuação nos balões de fala.

O PikiKids deixa adicionar fotos do computador ou pesquisadas na web. Em inglês, também não aceita acentuação.

  • Para montar slideshows
O Slide permite adicionar música e dispõe de diversos efeitos. Com tradução para português.O Shwup aceita que o aluno envie música do seu computador. Em inglês.

ImageLoop, em inglês.


O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Em português.


  • Para animações
No Go! Animate, o aluno cria animações 2D de qualidade.No DoInk e o Animasher permitem criações com animação.
  • Para projetos de comunicação
O My Ebook serve para criar revistas online. Além dos textos, o aluno pode adicionar vídeos e música. Em inglês.

Outra ferramenta para revista online é o Open-Zine. Também em inglês.

Para jornal online, o Jornal Express, Jex, oferece ferramentas para a criação e hospedagem do jornal. O site é brasileiro.

Para edição de fotos, o Pixlr tem funcionalidades semelhantes às de editores de imagem profissionais. Opção em português.

O Psyko Paint permite transformar uma foto em pintura, customizando pincéis, cores etc. Está em inglês.

Editor de vídeo online, o JayCut, permite edições simples, cortar, adicionar música de fundo, misturar fotos com vídeos etc. Dá para trabalhar com edição coletiva pelos alunos. O site tem opção e espanhol.

  • Escritório online
Bastante conhecido, o Googledocs é uma suite de escritório com opção de editor de textos, planilhas e apresentações. É possível fazer edição colaborativa. Em português.

Outras opções, em inglês: Write it e Zoho.


Fonte: AREDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui tudo o que você quiser, com toda a liberdade que algum dia talvez não lhe tenham deixado ter. Escreva sobre o Brasil, o mundo, as pessoas, as coisas, não esquecendo deste blog, é claro! Não importa se os outros amarão ou odiarão suas palavras, desde que respeitem o seu direito de escrevê-las."

Vamos, enforque-se na corda da liberdade.*

*parafraseando Antônio Abujamra