segunda-feira, 6 de julho de 2009

UMA BREVE HISTÓRIA DO MACACO ( OU DO HOMEM?)

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio da jaula, uma escada e sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria, não no que subia, nos que estavam no chão. Depois de alguns jatos d'água, quando um macaco tentava subir a escada, os outros o espancavam. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que o novato fez foi, logicamente, subir a escada. Mas foi imediatamente surrado pelos outros. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo também não subia mais na escada. Em seguida, os cientistas substituíram outro macaco. Claro, o novato foi direto tentar subir a escada. E claro, foi espancado por todos os outros, inclusive por aquele primeiro macaco trocado.

E assim foi, macaco a macaco, os cientistas substituíram todos por novos integrantes. No final de tudo, o grupo de cinco macacos, todos trocados, mesmo nunca tendo tomado um único banho frio, continuavam batendo em qualquer um que tentassem pegar as bananas.

Se desse para a gente perguntar para algum deles porque eles espancavam quem tentasse subir a escada, provavelmente um deles ia responder: “não sei, só sei que sempre foi assim.”

2 comentários:

Escreva aqui tudo o que você quiser, com toda a liberdade que algum dia talvez não lhe tenham deixado ter. Escreva sobre o Brasil, o mundo, as pessoas, as coisas, não esquecendo deste blog, é claro! Não importa se os outros amarão ou odiarão suas palavras, desde que respeitem o seu direito de escrevê-las."

Vamos, enforque-se na corda da liberdade.*

*parafraseando Antônio Abujamra