sábado, 4 de julho de 2009

Secretaria de Educação amplia Prêmio Geração Futuro

Lançado em 2008 pela Secretaria de Estado de Educação, o Prêmio Geração Futuro – que avalia alunos e premia os melhores colocados com laptops – foi ampliado. Desta vez, a SEEDUC terá 7.300 notebooks – 5.300 a mais do que na edição anterior – para premiar os estudantes que conquistarem as melhores colocações na Avaliação Externa do Desempenho Escolar. A prova será aplicada no fim do ano, nos mesmos moldes da avaliação de 2008. A novidade é tão boa que será lançada em grande estilo pela secretária Tereza Porto, dia 24, às 13h, no Colégio Estadual Júlia Kubistchek, no Centro.

Na primeira edição do Geração Futuro, a Secretaria de Educação teve 2 mil notebooks para distribuição - mil destinados a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e outros mil para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio. A premiação aconteceu no dia 17 de fevereiro, no estádio do Maracanãzinho, com presença do governador Sérgio Cabral. Agora, a Secretaria de Estado de Educação vai distribuir 7.300 laptops da seguinte maneira: mil para os melhores colocados de cada série do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos), mil para cada etapa do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) e 300 para o 4º ano do Ensino Normal (segmento com menor número de matrículas).

A primeira Avaliação Externa do Desempenho Escolar foi realizada em novembro de 2008, com o objetivo de ajudar a Secretaria de Educação a ter uma visão global do ensino na rede. Os testes, de Língua Portuguesa e Matemática, foram aplicados aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3º ano do Ensino Médio e fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Universidade de Juiz de Fora ficou responsável por montar as questões e contratar os aplicadores. A correção foi feita na instituição, que também preparou os boletins para as escolas com os resultados.

A idéia da premiação com laptops surgiu como mais um estímulo para os alunos. Ciente do interesse dos jovens pelo mundo digital e da importância do uso do computador no processo ensino-aprendizagem, a Secretaria de Educação equipou todas as escolas com máquinas e acesso à internet, deu 55 mil notebooks para professores e agora amplia o número de alunos que serão contemplados no Prêmio Geração Futuro.

Fonte: SEEDUC/RJ

ATENÇÃO ! PREPAREM-SE !

10 comentários:

  1. No ano passado eles premiaram os alunos com um equipamento da Itautec Dual Core com 1Gb e um HD de 120Gb, não vou afirmar 100% que é esta a configuração dele...espero ter ajudado com a sua curiosidade!

    ResponderExcluir
  2. meu nome é Julio e eu queria saber como faço para me inscrever para fazer a prova?

    ResponderExcluir
  3. Não precisa se inscrever, todos os alunos da Rede Estadual vão participar desta premiação.

    ResponderExcluir
  4. Minha filha ganhou o laptop em 2008, foi a única da escola ( eram 03 turmas de 9º ano e 05 turmas de 3º ano). Este ano ela está fazendo Eletrõnica na FAETEC, mas foi convidada p ir até a escola anterior para conversar com os colegas a respeito da prova, ela falou de como é necessário prestar mt atenção ao ler e interpretar as questões para chegar a resposta exata, nd de marcar no chute, na dúvida ir p outra questão e depois retornar, fazer os cálculos na prova, aproveitar bem o tempo q teem p a realização da prova, e principalmente prestar mt atençao nas dicas q os professores dão durante as aulas.Ela disse tb p os colegas q este ano ela espera mt mais premiados na escola e q terá um imenso prazer em ir abraçá-los.

    Como p este ano a premiação quase quadruplicou, mt mais alunos ficarão tão felizes qt minha filha e eu ficamos.
    Maria Rosa ( profª da rede estadual)

    ResponderExcluir
  5. então alunos do 9°ano da rede municipal não podem fazer?

    ResponderExcluir
  6. eu queria saber se tem como eu ver a prova do ano passado,
    seria ótimo para ter uma noção de como serão as perguntas.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao CE Padre Melo, pelas provas de 2009!.
    Foram 7 alunos contemplados com o NOTEBOOK.
    4 da 3ª série
    1 do 6º ano
    2 do 8º ano
    .

    ResponderExcluir
  8. Eu ganhei em 2008 fui a única da escola,estava na 8ªsérie.
    É super fácil!!!

    ResponderExcluir
  9. Meus parabéns Lohanna, tenho certeza que os seus pais, a Direção da Escola e os Professores ficaram orgulhosos da sua conquista!

    ResponderExcluir

Escreva aqui tudo o que você quiser, com toda a liberdade que algum dia talvez não lhe tenham deixado ter. Escreva sobre o Brasil, o mundo, as pessoas, as coisas, não esquecendo deste blog, é claro! Não importa se os outros amarão ou odiarão suas palavras, desde que respeitem o seu direito de escrevê-las."

Vamos, enforque-se na corda da liberdade.*

*parafraseando Antônio Abujamra