Foi lançado nesta terça-feira, 28, um novo celular que promete revolucionar o mundo da música digital. Em evento realizado em São Paulo, a Nokia apresentou o modelo 5800, que possibilita ao usuário baixar músicas gratuitas ilimitadamente durante um ano. A licença pode ser renovada após o tempo determinado ou o cliente pode comprar outro aparelho e continuar adicionando músicas gratuitamente.
Todas as cerca de 3,6 milhões de músicas disponíveis para download são legalizadas e cobertas por direitos autorais. Para isso, a Nokia firmou parceria com as grandes gravadoras e também as independentes, como Sony, Warner, Trama e Biscoito Fino. “Todas as músicas são protegidas por DRM, o que impossibilita a reprodução em aparelhos que não sejam o PC ou o celular do usuário, garantindo assim os direitos autorais dos autores”, revela a vice-presidente global de música da Nokia, Liz Schimel.
No Brasil, o mercado de música digital ainda está engatinhando. Dados da empresa mostram que em 2008 foram comercializados apenas R$ 43,5 milhões em músicas digitais. Mas, apesar de ser um número baixo, foi constatado um crescimento de 80% no país.
O modelo de atuação do 5800 vai na contramão de portais que disponibilizam músicas gratuitas sem garantir os royalties, mas engana-se quem pensa que essa é uma manobra da empresa para acabar com a pirataria. “Nós queremos proporcionar uma nova experiência para o consumidor dentro de uma estrutura legalizada. Sabemos que é difícil acabar com a pirataria, ela sempre vai existir”, conta o gerente de música da Nokia, Ady Harley.
As gravadoras se mostram otimistas com a novidade, e apostam na simplicidade do smartphone. “É um formato fácil e rápido de baixar música legalizada pelo celular e pela internet. Isso é um grande incentivo aos jovens, que são os principais consumidores”, analisa o gerente de Novas Mídias da Warner, Gian Uccello.
O aparelho possui 8GB de memória, é compatível com redes 3G e Wi-Fi. A câmera é de 3.2 megapixels, e conta com touch screen de 3.2” widescreen.
Ao todo, seis países no mundo já receberam o novo modelo, e o Brasil é o primeiro das Américas a comercializar o produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui tudo o que você quiser, com toda a liberdade que algum dia talvez não lhe tenham deixado ter. Escreva sobre o Brasil, o mundo, as pessoas, as coisas, não esquecendo deste blog, é claro! Não importa se os outros amarão ou odiarão suas palavras, desde que respeitem o seu direito de escrevê-las."
Vamos, enforque-se na corda da liberdade.*
*parafraseando Antônio Abujamra