
O significado da palavra MAORI originalmente quer dizer local ou original, ou ainda quem nasceu no lugar, enquanto Pakeha quer dizer quem veio de fora. Com o tempo, passou-se a designar oficialmente Maori como adjetivo, e assim e conhecido hoje a população original da Nova Zelândia. O povo Maori teve uma grande diferença de outros povos colonizados no passado, como o Índio Brasileiro ou o Aborígene Australiano. Esses foram massacrados e obrigados a seguir as regras dos colonizadores. No caso Maori, não houve colonização passiva, pois eles respondiam a qualquer invasão com extrema resistência, travando inúmeras sangrentas batalhas na Nova Zelândia, que muitas vezes levaram o inimigo a fugir. Por isso não houve colonização, mas sim um acordo através do Tratado de Waitangi, no qual ambos tiveram vantagens, tanto o colonizador quanto o colonizado. A Nova Zelândia foi um dos últimos lugares da Terra a serem descobertos e colonizados. Provas arqueológicas e lingüísticas sugerem que provavelmente ondas de migrações vieram do leste da Polinésia para a Nova Zelândia entre 1300 e 800 a.C. A tradição oral maori, descreve a chegada de antepassados provenientes de Hawaiki (um lugar lendário na parte tropical da Polinésia) por grandes canoas que cruzavam os oceanos (wakas). Não existe nenhuma prova de assentamento humano na Nova Zelândia antes dos viajantes maoris; por outro lado, evidências fortes da arqueologia, lingüística e antropologia física indicam que os primeiros povoadores vieram do leste da Polinésia e se tornaram os maoris.

Na Nova Zelândia há uma riqueza enorme quanto à tatuagem. O povo Maori tem uma tatuagem muito impressionante que é a facial: a tatuagem "moko". Para muitas culturas a mão, o rosto e o pescoço estão fora da pintura corporal. Para os maoris, o homem cobre todo o rosto quanto mais nobre ele é. A tatuagem tinha uma coisa distintiva de status dentro da tribo, ou do clã. A posição social é dada pela tatuagem também. Quando eles entravam em guerra, cortavam a cabeça do inimigo e colocavam-na em urnas sagradas. No século 19, as cabeças tatuadas dos guerreiros maoris se tornaram objetos cobiçados por colecionadores europeus. Começou, então, o tráfico dessas cabeças, os próprios maoris passaram a trocá-las por armas de fogo. Era uma história assustadora e triste, pois eles tatuavam para matar e vender.
Continuando o assunto Cultura Maori não podemos deixar de falar sobre: "HAKA" - Haka é uma composição tocada por muitos instrumentos: mãos, pés, pernas, corpo, voz, a língua, os olhos e todos desempenham sua parte na mistura em conjunto para transmitir na sua plenitude, o desafio, exultando, desafiando ou desprezando as palavras. É disciplinado, ainda emocionado. Mais do que qualquer outro aspecto da cultura Maori, esta dança complexa é uma expressão da paixão, vigor e identidade da raça. É no que é melhor, verdadeiramente, uma mensagem da alma expressa por palavras e postura. Atualmente o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Rugby da seleção da Nova Zelândia (All Blacks), que costuma antes de seus jogos executar uma haka específica chamada Ka Mate. Antes da dança, o chefe que conduz a dança grita aos companheiros um refrão de incitamento, coisa que no caso dos All Blacks é feita pelo jogador de sangue maori mais velho, não sendo este necessariamente capitão da equipe. As palavras são utilizadas não só para incitar quem está realizando a dança, mas também para recordar-se o comportamento correto durante a mesma. Muitas vezes o tom utilizado para gritar o refrão é o mesmo utilizado no curso de toda a exibição, ou seja, quanto mais agressivo, feroz e brutal, mais vai incentivar o grupo e intimidar o adversário.
A "Ka Mate" começa com uma série de cinco instruções preparatórias, gritadas pelo líder:
Líder: Ringa pakia! Coloquem as mãos contra as coxas!
_______Uma tiraha! Estufem o peito!
_______Turi whatia! Dobrem os joelhos!
_______Hope whai ake! Façam o mesmo com o quadril!
_______Waewae takahia kia kino! Batam os pés o mais forte que puderem!
Líder: Ka mate, ka mate! É a morte, é a morte!
Time: Ka ora É a vida! (ou "Eu vivo!")
Líder: Ka mate, ka mate! É a morte, é a morte!
Time: Ka ora É a vida!
Todos: Tēnei te tangata pūhuruhuru! Este é o homem peludo...
________Nāna i tiki mai whakawhiti te rā! ...Que fez com que o sol brilhasse novamente para mim !
________Upane...Upane! Suba a escada, suba a escada !
________Upane Kaupane! Suba até o topo!
________Whiti te rā! O sol brilha!
Uma outra HAKA . . .
Espero que tenham gostado, até a próxima!