Falando em OLP, o material de apoio "Questões Polêmicas do Brasil - O jogo da argumentação" destina-se a alunos do Ensino Médio de 15 a 25 anos, e traz questões da atualidade, veiculadas pela mídia, que podem gerar polêmicas.
Por meio do jogo espera-se que os alunos:
- discutam questões socialmente relevantes;
- identifiquem diferentes tipos de argumento;
- compreendam a necessidade de buscar subsídios para a construção de seus próprios argumentos;
- reflitam sobre a qualidade das informações utilizadas.
Objetivo
O objetivo do jogo é apresentar argumentos, contrários ou favoráveis, em relação às questões polêmicas. Uma boa utilização de argumentos garante maior número de pontos. Vence o jogo que fizer mais pontos.
A ideia do jogo
A cada jogada há um mediador, um participante que se posiciona a favor da questão polêmica (Sim) e outro que apresenta argumento contrário (Não). Os demais elegem o argumento que considerarem mais convincente. Numa partida, todos exercem esses papéis.
Participantes
Dividir a classe em três grupos de 4 a 7 participantes.
A caixa
O objetivo do jogo é apresentar argumentos, contrários ou favoráveis, em relação às questões polêmicas. Uma boa utilização de argumentos garante maior número de pontos. Vence o jogo que fizer mais pontos.
A ideia do jogo
A cada jogada há um mediador, um participante que se posiciona a favor da questão polêmica (Sim) e outro que apresenta argumento contrário (Não). Os demais elegem o argumento que considerarem mais convincente. Numa partida, todos exercem esses papéis.
Participantes
Dividir a classe em três grupos de 4 a 7 participantes.
A caixa
Aqui na nossa escola recebemos uma caixa do jogo - Questões Polêmicas do Brasil - e dentro dela, contém três caixas médias e três tabuleiros e o mais interessante são os cinco envelopes coloridos. Os de cor azul, verde, roxa e vermelha contêm uma carta com a questão polêmica de um lado e a informação sobre ela do outro e doze cartas de ARGUMENTAÇÃO para cada cor. No envelope de cor laranja, encontram-se dez cartas, sendo nove com descrições de situações, seguidas por três questões polêmicas, comuns ao cotidiano dos jovens, e uma sem texto (esta será utilizada em outra etapa da Atividade). As questões apresentadas nas cartas de cor laranja não são acompanhadas de cartas de ARGUMENTAÇÃO (faz o aluno buscar informações para a contrução de seus próprios argumentos).
Vamos escrever o futuro do nosso País!
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Vamos, enforque-se na corda da liberdade.*
*parafraseando Antônio Abujamra