domingo, 20 de novembro de 2011

Trem de doido!

Lendo um jornal aqui em Juiz de Fora, o Tribuna de Minas,  leio uma reportagem interessante a respeito da Loucura em Minas Gerais, em especial sobre o "loucos" de Barbacena uma tragédia silenciosa que foi chamado pela Repórter Daniela Arbex de Holocausto brasileiro: 50 anos sem punição.

Transcrevo uma parte da reportagem sobre a expressão: "Trem de doido"

Sem qualquer critério para internação, o deserdados sociais chegavam a Barbacena de trem, vindos de vários cantos do país. Eles abarrotavam os vagões de carga de maneira idêntica aos judeus levados, durante a Segunda Guerra, para o campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia. Os considerados loucos desembarcavam nos fundos do hospital, onde o guarda-freios desconectava o último vagão, que ficou conhecido como "trem de doido". A expressão, incorporada ao vocabulário dos mineiros, hoje define algo positivo, mas, na época, marcava o início de uma viagem sem volta ao inferno. (...)

Tribuna de Minas, 20-11-2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui tudo o que você quiser, com toda a liberdade que algum dia talvez não lhe tenham deixado ter. Escreva sobre o Brasil, o mundo, as pessoas, as coisas, não esquecendo deste blog, é claro! Não importa se os outros amarão ou odiarão suas palavras, desde que respeitem o seu direito de escrevê-las."

Vamos, enforque-se na corda da liberdade.*

*parafraseando Antônio Abujamra