terça-feira, 31 de agosto de 2010

OJE 2010

Conhecimento e diversão caminhando lado a lado. A partir do dia 11/08 as escolas da rede estadual vão participar de uma competição virtual, que tem o objetivo de aprimorar os processos de ensino-aprendizagem na escola, levando o universo dos jogos digitais para as salas de aula e laboratórios. A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação é uma ferramenta que pode ser usada pelo professor de várias formas e sem muito esforço. A principal função do professor na OJE é a comunicação com os alunos, auxiliando a equipe no decorrer da competição. Portanto, há a possibilidade de maior integração com os alunos, diminuindo o distanciamento entre corpo discente e docente, facilitando a troca de experiências e o aprendizado.

Há também a oportunidade de levar o conteúdo da OJE à sala de aula. Para isto, o site do projeto possui uma área chamada Dicas de Aula, onde são sugeridas algumas maneiras de como o professor pode usar os jogos de forma didática nas aulas.

E, atenção: os professores aliados das equipes vencedoras também levam prêmios para casa!

A OJE é um projeto inovador que busca através de uma dinâmica de competição no mundo digital o aprimoramento dos processos de raciocínio, a produção de sentidos nos alunos e o estímulo ao trabalho coletivo e colaborativo dos participantes (que envolve alunos e professores), com o objetivo de motivá-los mais adequadamente para as atividades tipicamente escolares e instrumentalizá-los de maneira complementar na obtenção de melhores resultados curriculares. É um excelente aproveitamento educacional a partir de jogos digitais.

A OJE é promovida pelas Secretarias de Cultura e Educação do Rio de Janeiro e desenvolvida em parceria com o Porto Digital. Criada em 2008, o projeto cresce a cada ano e hoje está presente nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco.

 Fonte: www.conexaoaluno.rj.gov.br/oje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui tudo o que você quiser, com toda a liberdade que algum dia talvez não lhe tenham deixado ter. Escreva sobre o Brasil, o mundo, as pessoas, as coisas, não esquecendo deste blog, é claro! Não importa se os outros amarão ou odiarão suas palavras, desde que respeitem o seu direito de escrevê-las."

Vamos, enforque-se na corda da liberdade.*

*parafraseando Antônio Abujamra