quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Público e Massa



Existe uma certa semelhança entre público e massa, pois, também os componentes da massa estão unidos por um estímulo. Mas há uma direrença importante: ao contrário da massa, o público não tem uma atitude passiva diante da mensagem que recebe; ele opina,por meio de palmas, críticas e discussões.


O público não apenas recebe opiniões, mas também exprime a sua. Isso em geral não ocorre com a massa.

Por exemplo, ao assistir a um comício, as pessoas podem aprovar as idéias de um político com palmas, ou reprová-las por meio de vaias e protestos. Algumas delas podem até mesmo externar suas opiniões no meio do público.

Numa sociedade de massa, o tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos de comunicação de massa.

Por exemplo, um fabricante de sabonetes ao anunciar seu produto na televisão, não está procurando divulgá-lo para um conjunto específico de pessoas concretas, com sexo, cor, instrução ou idade, mas para as que estão diante da tela naquele momento e que, atingidas pela mensagem, eventualmente poderão comprar seu produto, muitas vezes sem necessidade imediata.


Líderes demagógicos podem fazer o mesmo. Através de mecanismos de comunicação de massa podem induzir milhares de pessoas a comportamentos emotivos e irracionais, sem refletir sobre as mensagens que estão recebendo. Ao agir dessa forma, o demagogo não objetiva transmitir suas idéias ao cidadão esclarecido, mas a uma massa incorpórea, informe, sem identidade.

De modo geral, podemos dizer que o grupo de indivíduos que se comporta como massa tende a ser manipulado, pois, na maioria das vezes, reage de forma espontânea, impensada, sem ter consciência de grupo.



Fonte: OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia.São Paulo, Ática, 2004.




3 comentários:

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Vamos, enforque-se na corda da liberdade.*

*parafraseando Antônio Abujamra