quinta-feira, 18 de junho de 2009

CULTURA REGIONAL

A cultura mineira não seria a mesma se não fossem os muitos causos e piadas envolvendo a figura do caipira. Mas caipira não é privilégio de Minas Gerais, poderão alguns afirmar, e a bem da verdade, concordamos. Mas os caipiras das Minas Gerais, cá entre nós, são diferentes… Em sua simplicidade e astúcia estão sempre prontos a reverter uma situação desfavorável provocada por algum personagem, geralmente de fora, da cidade grande. Mas isso não significa em hipótese alguma que o homem simples da roça não seja hospitaleiro. Pelo contrário! É devido à sua inigualável hospitalidade que eventualmente algum engraçadinho menos avisado se arrisca a tirar uma “casquinha”. Algumas destas piadas foram tipicamente desenvolvidas pelo homem da cidade, outras são baseadas em fatos ou situações reais; ou que bem o poderiam ser….


Aí vai uma piadinha!

Fazendo estrada O mineirinho acocorado no barranco fica observando o engenheiro com o teodolito.
- Ô, sô dotor, prá que qui serve esse trem aí?
- É que vamos passar uma estrada por aqui. Estou fazendo as medições.
- E percisa desse negócio prá mode fazê a estrada?
- Sim, precisa. Por que? Vocês não usam isso pra fazer estradas não?
- Ah, não! Aqui quando a gente quer fazê uma estrada, a gente sorta um burro e vai seguindo ele. Por onde o bicho passa, é o mió caminho pra se fazê a estrada...
- Ahhn, que interessante, respondeu o engenheiro. E resolve dar uma gozada no mineirinho:
- Quer dizer que se não tiverem um burro vocês não fazem estrada?
-Bão, se nóis num tivé um burro, daí a gente pode chamá os ingenheiro...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui tudo o que você quiser, com toda a liberdade que algum dia talvez não lhe tenham deixado ter. Escreva sobre o Brasil, o mundo, as pessoas, as coisas, não esquecendo deste blog, é claro! Não importa se os outros amarão ou odiarão suas palavras, desde que respeitem o seu direito de escrevê-las."

Vamos, enforque-se na corda da liberdade.*

*parafraseando Antônio Abujamra