quinta-feira, 27 de agosto de 2009

1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil


Pela primeira vez acontece a Olimpíada de História do Brasil. As inscrições vão de 1 de agosto a 15 de setembro de 2009, e a Olimpíada começa no dia 21 de setembro de 2009.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil busca incentivar o estudo e debate da história nacional.

Ela está organizada em cinco fases online e uma fase final com premiação, as disputas acontecem por equipes compostas por até 3 estudantes e um professor de história.

Podem participar somente alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do I, II e III ano do ensino médio.

Para mais informações acessem: http://www.mc.unicamp.br/1-olimpiada/inicio


Fonte: rafaelnink.com

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Público e Massa



Existe uma certa semelhança entre público e massa, pois, também os componentes da massa estão unidos por um estímulo. Mas há uma direrença importante: ao contrário da massa, o público não tem uma atitude passiva diante da mensagem que recebe; ele opina,por meio de palmas, críticas e discussões.


O público não apenas recebe opiniões, mas também exprime a sua. Isso em geral não ocorre com a massa.

Por exemplo, ao assistir a um comício, as pessoas podem aprovar as idéias de um político com palmas, ou reprová-las por meio de vaias e protestos. Algumas delas podem até mesmo externar suas opiniões no meio do público.

Numa sociedade de massa, o tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos de comunicação de massa.

Por exemplo, um fabricante de sabonetes ao anunciar seu produto na televisão, não está procurando divulgá-lo para um conjunto específico de pessoas concretas, com sexo, cor, instrução ou idade, mas para as que estão diante da tela naquele momento e que, atingidas pela mensagem, eventualmente poderão comprar seu produto, muitas vezes sem necessidade imediata.


Líderes demagógicos podem fazer o mesmo. Através de mecanismos de comunicação de massa podem induzir milhares de pessoas a comportamentos emotivos e irracionais, sem refletir sobre as mensagens que estão recebendo. Ao agir dessa forma, o demagogo não objetiva transmitir suas idéias ao cidadão esclarecido, mas a uma massa incorpórea, informe, sem identidade.

De modo geral, podemos dizer que o grupo de indivíduos que se comporta como massa tende a ser manipulado, pois, na maioria das vezes, reage de forma espontânea, impensada, sem ter consciência de grupo.



Fonte: OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia.São Paulo, Ática, 2004.




terça-feira, 25 de agosto de 2009

REFORÇO ENEM no C.E. Pe Mello

Do dia 24 de agosto até o dia 02 de outubro, acontece o Projeto Reforço Novo Enem no C.E. Pe Mello, que utiliza a Educação a Distância, via satélite, em tempo real, com uma metodologia pedagógica mais moderna, a Secretaria de Educação pretende melhorar o desempenho dos jovens nas próximas avaliações.

A ideia é que o aluno ainda amplie seu tempo diário de permanência na escola, fazendo o curso no contraturno das aulas regulares. O projeto acontece em parceria com a Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade (Abece), grupo educacional reconhecido nacionalmente na preparação de candidatos para provas e concursos.

As aulas serão ministradas, ao vivo, por professores especialistas em processos seletivos organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), utilizando um sistema digital de áudio e vídeo.

O plano de estudos acontecerá de segunda a sexta-feira, com quatro horas de transmissão por período, com intervalos entre cada atividade, para a matriz de Competências e Habilidades (Linguagens, códigos e suas Tecnologias; Ciências Naturais e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e Redação).

Atenção pessoal!

Tenha o acesso ao material das aulas AQUI

Usuário: dani.abece
Senha: 123456

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VOLTA ÀS AULAS NA REDE ESTADUAL É CONFIRMADA PARA 17 DE AGOSTO

Em entrevista coletiva, a Secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, e o Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, afirmaram que as aulas da rede estadual de ensino não serão adiadas novamente. O retorno às aulas será no dia 17 de agosto.

De acordo com os Secretários, a recomendação é que as servidoras gestantes permaneçam em casa até o dia 28 de agosto, quando será reavaliada a necessidade de continuação ou não da licença. Para isso, é preciso procurar o departamento de recursos humanos apresentando exame que comprove a gravidez. No caso de professoras, procurar o diretor da escola com o exame. Não será necessário atestado médico.

Segundo a Secretária de Educação, os responsáveis não devem enviar os filhos gripados às escolas. As faltas serão abonadas mediante contato dos pais com a unidade de ensino, informando a situação de saúde do aluno. Neste caso, também não serão necessários atestados médicos.

Os professores serão orientados a afastar imediatamente os alunos que, por ventura, apresentem sintomas de gripe durante as aulas. Estes alunos serão isolados e o responsável deverá ser contatado para buscar a criança ou adolescente no colégio. Se o aluno estiver com febre, o responsável deve ser orientado a levá-lo para uma consulta em uma unidade de saúde.

“Desde ontem, a Secretaria está distribuindo nos colégios da rede 176 milhões de copos descartáveis, o suficiente para dois meses de utilização. Na segunda-feira, data de retorno dos alunos, todas as escolas já estarão preparadas para recebê-los”, disse Tereza Porto.

Ainda de acordo com a Secretária, todos os diretores foram orientados sobre os cuidados de higiene com os alunos, a ventilação das unidades, a lavagem das mãos nos intervalos das aulas e antes da alimentação etc. Foram distribuídas nas escolas 20 mil cartilhas, com informações sobre sintomas e transmissão da gripe.

Os 463 inspetores escolares foram treinados por profissionais da Secretaria de Saúde para dar orientação às escolas. Eles farão visitas regulares às unidades e serão multiplicadores dos procedimentos e cuidados necessários.

As escolas técnicas, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, também retornam às aulas no dia 17. As universidades têm autonomia para decisão, mas também devem acatar a data.

A reposição das aulas será realizada com a utilização de oito sábados letivos, a partir de setembro, e uma semana a mais de aulas em dezembro. O calendário será publicado no site da Educação.

Clique aqui e confira o calendário de reposição das aulas no Ensino Regular.

Clique aqui para baixar um material informativo sobre o que os pais precisam saber em relação à Gripe A.

Clique aqui para baixar um material informativo sobre o que as escolas precisam saber e fazer em relação à Gripe A.

Fonte: SEEDUC/RJ

terça-feira, 11 de agosto de 2009

GRIPE A: VOLTA ÀS AULAS NA REDE ESTADUAL É ADIADA PARA 17 DE AGOSTO

O reinício das aulas na rede estadual de ensino foi adiado novamente, desta vez para o dia 17 de agosto. O anúncio foi feito no dia 05/08/09 durante entrevista coletiva, da qual participaram os secretários estaduais de Educação, Tereza Porto, de Saúde, Sérgio Côrtes, e de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto, haverá uma nova reunião para decidir sobre o retorno das aulas.

A Secretária de Educação, Tereza Porto, informou que o ano letivo irá até o dia 22 de dezembro e haverá aulas durante oito sábados, ainda não definidos. Professoras e alunas grávidas continuarão recebendo atenção especial na rede estadual de ensino.