quinta-feira, 9 de julho de 2009

SEEDUC divulga lista de escolas participantes do "Reforço Novo Enem"

Quinhentas escolas foram selecionadas para serem polos de estudos para o Novo Enem. A partir de 3 de agosto, até 2 de outubro, o projeto de educação a distância via satélite vai atingir em tempo real os 92 municípios fluminenses. Confira aqui a lista das escolas selecionadas.

Nesse primeiro momento, poderão participar alunos matriculados nas séries finais (3º e 4º anos ou fases equivalentes de EJA) de 500 escolas estaduais que possuem Ensino Médio, Ensino Normal, Educação de Jovens e Adultos e/ou Ensino Profissionalizante. A seleção dos 500 colégios foi realizada de acordo com a proporcionalidade do número de alunos frequentando a série final do Ensino Médio por município.

Com uma metodologia pedagógica mais moderna, a Secretaria de Educação pretende melhorar o desempenho dos jovens nas próximas avaliações. A ideia é que o aluno ainda amplie seu tempo diário de permanência na escola. O projeto acontece em parceria com a Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade (Abece), grupo educacional reconhecido nacionalmente na preparação de candidatos para provas e concursos.

As aulas serão ministradas, ao vivo, por professores especialistas em processos seletivos organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), utilizando um sistema digital de áudio e vídeo.

Atenção alunos e colegas professores: o C.E. Padre Mello é um destes polos!

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEEDUC

segunda-feira, 6 de julho de 2009

UMA BREVE HISTÓRIA DO MACACO ( OU DO HOMEM?)

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio da jaula, uma escada e sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria, não no que subia, nos que estavam no chão. Depois de alguns jatos d'água, quando um macaco tentava subir a escada, os outros o espancavam. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que o novato fez foi, logicamente, subir a escada. Mas foi imediatamente surrado pelos outros. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo também não subia mais na escada. Em seguida, os cientistas substituíram outro macaco. Claro, o novato foi direto tentar subir a escada. E claro, foi espancado por todos os outros, inclusive por aquele primeiro macaco trocado.

E assim foi, macaco a macaco, os cientistas substituíram todos por novos integrantes. No final de tudo, o grupo de cinco macacos, todos trocados, mesmo nunca tendo tomado um único banho frio, continuavam batendo em qualquer um que tentassem pegar as bananas.

Se desse para a gente perguntar para algum deles porque eles espancavam quem tentasse subir a escada, provavelmente um deles ia responder: “não sei, só sei que sempre foi assim.”

sábado, 4 de julho de 2009

Secretaria de Educação amplia Prêmio Geração Futuro

Lançado em 2008 pela Secretaria de Estado de Educação, o Prêmio Geração Futuro – que avalia alunos e premia os melhores colocados com laptops – foi ampliado. Desta vez, a SEEDUC terá 7.300 notebooks – 5.300 a mais do que na edição anterior – para premiar os estudantes que conquistarem as melhores colocações na Avaliação Externa do Desempenho Escolar. A prova será aplicada no fim do ano, nos mesmos moldes da avaliação de 2008. A novidade é tão boa que será lançada em grande estilo pela secretária Tereza Porto, dia 24, às 13h, no Colégio Estadual Júlia Kubistchek, no Centro.

Na primeira edição do Geração Futuro, a Secretaria de Educação teve 2 mil notebooks para distribuição - mil destinados a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e outros mil para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio. A premiação aconteceu no dia 17 de fevereiro, no estádio do Maracanãzinho, com presença do governador Sérgio Cabral. Agora, a Secretaria de Estado de Educação vai distribuir 7.300 laptops da seguinte maneira: mil para os melhores colocados de cada série do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos), mil para cada etapa do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) e 300 para o 4º ano do Ensino Normal (segmento com menor número de matrículas).

A primeira Avaliação Externa do Desempenho Escolar foi realizada em novembro de 2008, com o objetivo de ajudar a Secretaria de Educação a ter uma visão global do ensino na rede. Os testes, de Língua Portuguesa e Matemática, foram aplicados aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3º ano do Ensino Médio e fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Universidade de Juiz de Fora ficou responsável por montar as questões e contratar os aplicadores. A correção foi feita na instituição, que também preparou os boletins para as escolas com os resultados.

A idéia da premiação com laptops surgiu como mais um estímulo para os alunos. Ciente do interesse dos jovens pelo mundo digital e da importância do uso do computador no processo ensino-aprendizagem, a Secretaria de Educação equipou todas as escolas com máquinas e acesso à internet, deu 55 mil notebooks para professores e agora amplia o número de alunos que serão contemplados no Prêmio Geração Futuro.

Fonte: SEEDUC/RJ

ATENÇÃO ! PREPAREM-SE !